terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Dobradinha brasileira no xadrez feminino da Gymnasíade 2013

A brasileira Ramyres Coelho derrotou a dominicana Raydily Almanzar na última rodada do xadrez feminino e confirmou o ouro invicto, com 4 vitórias em 4 jogos disputados.

A disputa de prata foi inusitada. Após o empate entre a brasileira Fernanda Rodrigues e a portuguesa Mariana Silva em todos os quesitos na segunda colocação, a direção da CBDE resolveu implantar o ‘sistema amagedon’ para decidir quem ficaria com a prata e o bronze. O ‘amagedon’ consiste numa partida aonde quem jogar com as peças brancas tem 5 minutos para ganhar. Quem jogar com as peças pretas tem 4 minutos de jogo, mas pode empatar.

A prata foi conquistada pela brasileira Fernanda Rodrigues num cheque-mate sensacional, deixando a portuguesa com o bronze.

“Esse título, invicto e derrotando todas as adversárias, significou muito para mim e para o xadrez brasileiro”, declarou Ramyres Coelho, após a vitória.

A 15ª. Gymnasíade tem direção da Federação Internacional de Esporte Escolar (ISF), realização da Confederação Brasileira Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e apoio do Ministério do Esporte (ME) e do Governo do Distrito Federal (GDF).

texto: Guilherme Kroll













Um comentário: